Doença que afeta milhões de pessoas no mundo pode ser tratada e controlada com o tratamento adequado
A obesidade é uma doença crônica, ou seja, sem cura, que deve ser tratada durante toda a vida do paciente. Dependendo do grau de obesidade que a pessoa apresenta, o que pode, entre outros métodos, ser avaliado pelo Índice de Massa Corporal (IMC), existe uma linha de tratamento mais recomendada.
Isso inclui mudanças no estilo de vida, prática regular de atividades físicas, uso de medicamentos e, nos casos mais graves, cirurgia bariátrica. Conheça um pouco mais sobre cada um deles a seguir.
Quais os principais tratamentos para a obesidade?
Os tratamentos para obesidade são definidos considerando-se fatores como o IMC, a medida da circunferência abdominal (uma circunferência ≥ 102 cm para homens e ≥ 88 cm para mulheres é considerada elevada e indicativa de aumento de risco cardiometabólico) e a presença de doenças associadas, como hipertensão e dislipidemia.
Os principais objetivos dos tratamentos para obesidade são perder peso e mantê-lo em um nível considerado adequado e saudável.
Entre os tratamentos para obesidade, temos:
Atividade física
É a abordagem inicial, associada a mudanças na dieta, quando falamos em tratamentos para obesidade. O exercício apresenta uma série de benefícios para o paciente, como diminuição do apetite, aumento da ação da insulina, melhora do perfil de gorduras e aumento da sensação de bem-estar e da autoestima.
Reeducação alimentar
Junto com a prática regular de atividades físicas, a mudança na dieta deve fazer parte do tratamento para obesidade, independentemente do grau da doença. Uma alimentação mais equilibrada, que inclui o consumo de frutas, legumes, verduras, fibras, com redução de alimentos processados, açúcares e gordura, é uma importante aliada no tratamento da doença.
Remédios para a obesidade
O uso de medicamentos como um dos tratamentos para obesidade é indicado para pacientes com obesidade a partir do grau II (aqueles que possuem IMC entre >30 kg/m2 e 39,9 kg/m2), para aqueles que não conseguiram perder peso com alterações na dieta e com a prática de atividades físicas ou que tenham, ainda, outras doenças relacionadas. As medicações devem ser indicadas como um tratamento complementar às mudanças no estilo de vida.
Cirurgia bariátrica
O procedimento cirúrgico pode ser um dos tratamentos para obesidade em níveis mais graves. O procedimento, na maioria dos casos, visa a redução do tamanho do estômago e o desvio do trânsito intestinal. Ela pode ser realizada pelas seguintes técnicas: bypass gástrico, derivação biliopancreática e gastrectomia vertical, também conhecida como sleeve gástrico. Para realizar a cirurgia bariátrica é preciso que, antes, o paciente perca um pouco de seu peso total, para que seja mantida a segurança do procedimento.
Quais os riscos da obesidade à saúde?
Quando a obesidade não é tratada, ela se torna um fator de risco para o desenvolvimento de diversas doenças (muitas delas, graves). Entre essas doenças, podemos destacar:
- Colesterol elevado;
- Pressão alta;
- Doenças cardiovasculares;
- Diabetes tipo 2;
- Síndrome metabólica;
- Câncer;
- Distúrbios do sono;
- Esteatose hepática não alcoólica (fígado gorduroso);
- Depressão;
- Doenças respiratórias;
- Problemas na pele, como acne e infecções fúngicas.
Além disso, a doença afeta também a saúde emocional do paciente, levando à baixa autoestima e, muitas vezes, a problemas comportamentais.
Quando a cirurgia bariátrica é indicada?
A cirurgia bariátrica é indicada como um dos tratamentos para obesidade nos seguintes casos:
- Pacientes com IMC maior que 30 kg/m2 e que apresentem diabetes tipo II há menos de 10 anos, que estejam com a doença descompensada e que não tenham obtido resultado no tratamento clínico (mudanças no estilo de vida e uso de medicações);
- Pacientes com IMC acima de 40 kg/m2;
- Pacientes com IMC maior que 35 kg/m2 e que apresentem doenças associadas, como diabetes, hipertensão, síndrome da apneia obstrutiva do sono, entre outras.
Quando procurar um especialista em obesidade
O médico especialista em obesidade (o endocrinologista é o profissional mais indicado) deve ser procurado quando o paciente está encontrando dificuldades para perder peso.
Esse profissional fará uma avaliação detalhada do estado de saúde geral do paciente, solicitando alguns exames que vão ajudá-lo no diagnóstico final da obesidade. Com isso em mãos, ele pode avaliar, entre os tratamentos para obesidade, quais os mais indicados.
Se a cirurgia bariátrica for a melhor opção, a equipe BariDF, localizada em Brasília, conta com profissionais especialistas em cirurgia geral, do aparelho digestivo e área de atuação em cirurgia bariátrica há 19 anos.
Os profissionais atuam em renomados hospitais da região, o que proporciona mais segurança ao paciente para a realização do procedimento. Além disso, a equipe oferece um atendimento multidisciplinar, reunindo psicólogos, nutricionistas, entre outros profissionais, que orientam e acompanham o paciente desde o preparo prévio para a cirurgia.
A equipe da BariDF realiza os seguintes procedimentos:
- Cirurgia bariátrica;
- Cirurgia metabólica;
- Cirurgia bariátrica revisional;
- Cirurgia geral e do aparelho digestivo.
A obesidade é uma doença que precisa ser tratada durante toda a vida. Mesmo quando o tratamento inclui cirurgia, existe a possibilidade de reganho de peso quando não há uma mudança nos hábitos de vida.
Quer saber mais sobre os tratamentos para obesidade? Entre em contato já com a BariDF.
Fontes:
Protocolo Gerenciado de Cirurgia Bariátrica e Metabólica do Hospital Sírio-Libanês