Há diversos tipos de cirurgia bariátrica, como bypass e banda gástrica, ambos visam a perda de peso e a saúde dos pacientes com obesidade
A obesidade é uma doença que afeta grande parte da população, sendo quase 13 milhões de indivíduos só no Brasil. De acordo com a Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica, a obesidade agrava mais de 200 doenças que podem afetar negativamente a qualidade de vida e até levar a pessoa a óbito.
Para isso, há diversos tipos de cirurgia bariátrica que têm como principal objetivo reduzir a capacidade do estômago de suportar alimentos, e assim, diminuir a quantidade de absorção de calorias, açúcar, entre outras substâncias.
Entre em contato com a BariDF e saiba tudo sobre os procedimentos bariátricos!
Quais os tipos de cirurgia bariátrica existentes?
A cirurgia bariátrica, ou redução de estômago, é uma opção eficaz para o tratamento da obesidade grave. Existem diversos tipos de cirurgia bariátrica disponíveis, cada um com suas características e indicações específicas.
Banda gástrica
Foi uma operação desenvolvida no ano de 1984, cujo processo consiste na colocação de uma banda de silicone ajustável em torno da parte superior do estômago, criando uma pequena bolsa que limita a quantidade de comida que um indivíduo pode ingerir, chegando até 30 ml.
Bypass gástrico
O Bypass gástrico, também conhecido como gastroplastia com desvio intestinal em “Y de Roux”, é um tipo de cirurgia bariátrica que corresponde a 70% dos procedimentos do tipo realizados no Brasil. Nele, o órgão é separado em duas partes, sendo a menor criada como uma pequena bolsa, e a outra parte fazendo uma conexão diretamente ao intestino delgado, desviando parte do estômago e do intestino.
Sleeve gástrico
É um dos tipos de cirurgia bariátrica que envolve a remoção de cerca de 80% do estômago, deixando-o como um tubo estreito ou “manga” que se conecta ao intestino. O sleeve gástrico pode reduzir o apetite e a ingestão de alimentos ao diminuir a capacidade do estômago de 80 a 100 ml, resultando em perda de peso e melhora da saúde. Ademais, o procedimento traz resultados positivos para o controle sobre a hipertensão, colesterol e triglicérides.
Entre em contato com a BariDF e saiba tudo sobre os procedimentos bariátricos!
Cirurgia bariátrica revisional
O procedimento de cirurgia bariátrica revisional envolve a modificação ou a correção da operação anterior, a qual não teve o resultado esperado ou causou complicações. Geralmente, a intervenção pode restaurar e melhorar a perda de peso e a qualidade de vida.
Nesses casos, o paciente precisa de uma avaliação médica criteriosa, considerando um acompanhando multidisciplinar, com psicólogo, nutricionista, endocrinologista, entre outros profissionais de saúde.
Derivação biliopancreática
A derivação biliopancreática é um procedimento que abrange a remoção de grande parte do estômago e a ligação do restante ao final do intestino delgado, criando duas vias separadas para o alimento e os sucos digestivos.
À vista disso, a derivação biliopancreática tem resultados positivos sobre a redução da absorvência das gorduras e proteínas, trazendo diminuição significativa de peso, bem como sobre a melhora na saúde do paciente.
Duodenal Switch
O Duodenal Switch combina elementos da manga gástrica e da derivação biliopancreática, o qual remove parte do estômago e conecta-o a uma parte mais longa do intestino delgado. Esse é um dos tipos de cirurgia bariátrica que pode proporcionar uma perda de peso maior do que outros métodos.
É uma operação responsável por apenas 5% dos procedimentos realizados atualmente, tal pelo motivo de ser recomendada para pessoas com grau alto de obesidade e caso agravante de diabetes.
Entre em contato com a BariDF e saiba tudo sobre os procedimentos bariátricos!
Cirurgia laparoscópica
É uma técnica que implica a execução de pequenas incisões no abdômen e a inserção de instrumentos cirúrgicos mediante a tubos finos chamados trocartes. A cirurgia laparoscópica pode ser empregada para a realização de vários tipos de cirurgias bariátricas, como:
- Banda gástrica;
- Bypass gástrico;
- Sleeve gástrico.
Como saber qual tipo de cirurgia bariátrica é a indicada?
Para saber qual dos tipos de cirurgia bariátrica é o ideal para seu caso, é crucial seguir a avaliação médica, juntamente com toda equipe multidisciplinar. Posto isso, o médico-cirurgião irá identificar, através de seu histórico e das condições do paciente, qual a melhor opção dentre as citadas acima.
Cuidados após a bariátrica
Após a cirurgia, o paciente precisa tomar alguns cuidados essenciais, tais como:
- Dieta: deve começar com alimentos líquidos a cada 30 minutos, progredindo para uma dieta pastosa após 3-4 semanas e alimentos mais sólidos após 30-45 dias;
- Curativos: os curativos no abdômen devem ser trocados após uma semana, sem molhar para evitar infecções, e os grampos ou pontos são removidos após 15 dias;
- Exercícios físicos: na primeira semana, deve ser realizado apenas exercícios leves, a fim de evitar coágulos nas pernas, após esse período, a atividade física pode ser gradualmente aumentada seguindo orientações médicas.
Entre em contato com a BariDF e saiba tudo sobre os procedimentos bariátricos!
Qual profissional realiza o procedimento?
Os profissionais autorizados para realizar qualquer um dos tipos de cirurgia bariátrica são médicos cirurgiões gerais ou especialistas em bariátrica, o qual tenham um certificado comprovado pelo Conselho Regional de Medicina.
A BariDF conta com dois médicos com expertise em cirurgia bariátrica e metabólica titulados pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica, o Dr. Arnaldo Nacarato e o Dr. Juliano Borges Barra.
Entre em contato com a BariDF e agende já a sua consulta para realizar a cirurgia bariátrica.
Fontes:
Conselho Federal de Medicina