Um dos principais cuidados para se ter após a cirurgia bariátrica é a suplementação adequada de proteína. Saiba mais!
Atualmente, a cirurgia bariátrica é a melhor alternativa para o tratamento da obesidade mórbida. É um método eficiente, mas que exige uma dedicação total do paciente na adaptação do corpo e da mente antes e após a cirurgia.
Um dos pontos que mais chama a atenção nesses casos é que a cirurgia bariátrica altera a digestão e limita a quantidade de nutrientes que o corpo recebe, mesmo que o paciente siga uma dieta saudável. Será necessário tomar uma série de suplementos ao longo da vida, sendo que a suplementação proteica pós cirurgia bariátrica é uma das mais importantes.
A suplementação proteica pós cirurgia bariátrica melhora a composição corporal, aumenta a perda de massa gorda e reduz a perda de massa corporal magra, principalmente nos primeiros 6 meses de acompanhamento pós-operatório. Continue a leitura e saiba mais sobre como fazer corretamente a suplementação proteica pós cirurgia bariátrica.
Qual a importância da suplementação proteica pós cirurgia bariátrica
Após a realização da cirurgia bariátrica, ocorre uma rápida perda de peso, mas que vem acompanhada também da perda de massa muscular. A explicação é porque há uma diminuição considerável da quantidade de alimentos ingeridos e, com isso, vem a deficiência de alguns macronutrientes, especialmente as proteínas.
Em geral, os pacientes não priorizam o consumo de proteínas nas refeições por razões que envolvem a dificuldade de mastigação, especialmente de carnes, ou pela saciedade que esses alimentos causam. Com o consumo baixo de proteínas, alguns problemas podem acontecer, como:
- Perda de massa magra;
- Enfraquecimento de cabelos e unhas;
- Redução da imunidade.
Para evitar esses e outros problemas provenientes do baixo consumo de proteínas, a suplementação proteica pós cirurgia bariátrica pode ser essencial.
Segundo a Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM), a ingestão de proteínas deve ser de 60 a 120g/dia para pacientes de cirurgia bariátricas. Para atingir essa recomendação, é necessário fazer o uso de suplementos porque somente as proteínas contidas nas refeições não atendem à quantidade mínima exigida pela SBCBM.
Principais indicações para suplementação proteica pós cirurgia bariátrica
Ao longo do período pós-cirúrgico, paciente e médico desenvolverão juntos estratégias para fazer a suplementação proteica pós cirurgia bariátrica, considerando consumos que tenham alto valor nutritivo, fácil digestibilidade e boa aceitabilidade pelos pacientes. Entre as principais opções, podemos citar:
Whey Protein – em comparação a outros suplementos, é o de melhor absorção e o que promove maior saciedade. Possui maior teor de aminoácidos de cadeia ramificada, que são importantes para prevenir a degradação do tecido muscular. Segundo estudos, o whey também estimula o melhor funcionamento do sistema imunológico.
Albumina – o suplemento de albumina é produzido a partir da proteína da clara de ovo, que passa pelos processos de desidratação e pasteurização. Traz benefícios como melhorar a recuperação dos músculos após o treino, favorecer o ganho de massa muscular e combater os radicais livres.
Isolado proteico de soja (IPS) – produto derivado da soja. Ele contém em sua composição, no mínimo, 88% de proteína. Estudos têm comprovado que a IPS traz os mesmos benefícios do consumo do Whey Protein nas dietas.
Proteínas de arroz e ervilha – são uma excelente fonte de proteína, especialmente para os pacientes que seguem a dieta vegetariana. São benéficas especialmente por serem mais fáceis de serem digeridas.
Demais cuidados após a cirurgia
Além da suplementação proteica pós cirurgia bariátrica, há outros cuidados essenciais nesse momento, veja:
- Alimentação e dieta – ter acompanhamento de um nutricionista antes e após a cirurgia bariátrica é essencial.
- Volte a fazer exercícios aos poucos – não se exercite sem antes falar com o seu cirurgião.
- Cuide da saúde mental – corpo e mente precisam de cuidado nesse momento de grandes mudanças.
- Suplementação completa – além da suplementação faça exames regulares para verificar se há outro tipo de suplementação necessária.
Dúvidas? Entre em contato agora mesmo e agende uma consulta com a Bari DF.
Fontes: