Agendar primeira consulta
Fale conosco pelo WhatsApp
Saiba qual é o médico que realiza a cirurgia bariátrica
Imagem meramente ilustrativa (Banco de imagens: Shutterstock)

A escolha do profissional faz toda a diferença no resultado do tratamento. Contar com um médico experiente e habilitado nesse tipo de cirurgia é fundamental

A cirurgia bariátrica é um dos tratamentos indicados para a obesidade em graus mais severos. As técnicas mais utilizadas neste tipo de procedimento são o sleeve, método que retira parte do estômago sem alterar o intestino, e o bypass gástrico, método pelo qual o estômago é reduzido com cortes ou grampos e é feita uma alteração no intestino para reconectá-lo à parte do estômago que permanecerá funcionando.

No Brasil, o método de bypass é realizado em 70% das cirurgias. A cirurgia bariátrica é um procedimento seguro, mas que deve ser realizado por um profissional capacitado e experiente nesse tipo de cirurgia.

Qual é o profissional indicado para realizar a cirurgia bariátrica?

Uma das dúvidas quando o paciente pensa em fazer esse procedimento é saber qual médico realiza a cirurgia bariátrica. O médico que realiza a cirurgia bariátrica é um profissional especializado em cirurgia geral e do aparelho digestivo, com área de atuação em cirurgia bariátrica e metabólica.

Como é feita a cirurgia bariátrica?

A cirurgia bariátrica pode ser feita por diferentes técnicas. As principais são:

  • Bypass gástrico: neste procedimento, é feito o grampeamento de parte do estômago, o que reduz o espaço para o alimento, e um desvio do intestino com o objetivo de aumentar os níveis do hormônio da saciedade e diminuir o da fome;
  • Gastrectomia vertical: também conhecida como “cirurgia de sleeve” ou “gastrectomia em manga de camisa”, esse procedimento dá ao estômago um formato de tubo, reduzindo sua capacidade;
  • Duodenal switch: este tipo de cirurgia é uma associação entre a gastrectomia vertical e o desvio intestinal. Nessa cirurgia, 60% do estômago é retirado;
  • Banda gástrica: atualmente, representa menos de 1% dos procedimentos realizados no país. Nesta técnica, um anel de silicone inflável e ajustável é instalado ao redor do estômago, fazendo com que ele tenha seu tamanho reduzido e a pessoa coma menos.

As técnicas podem ser realizadas por meio de videolaparoscopia ou cirurgia aberta. A primeira é um procedimento minimamente invasivo, no qual são feitas pequenas incisões pelas quais são introduzidos os acessórios que auxiliarão o médico que realiza a cirurgia bariátrica. A vantagem desse tipo de cirurgia é que o paciente se recupera mais rapidamente.

Para quem a cirurgia bariátrica é indicada

A cirurgia bariátrica é indicada nos seguintes casos:

  • Pacientes com Índice de Massa Corporal (IMC) acima de 40 kg/m², independentemente da presença de comorbidades, como diabetes e hipertensão;
  • Pacientes com IMC entre 35 e 40 kg/m² e com doenças associadas — presença de comorbidades;
  • Pacientes com IMC entre 30 e 35 kg/m² na presença de comorbidades que tenham sido avaliadas pelo médico como nível de obesidade grave.

Além disso, o médico que realiza a cirurgia bariátrica também considera outros fatores, como idade, saúde geral do paciente e tempo de doença.

Quais os cuidados após a cirurgia bariátrica?

Quando realizada por um profissional capacitado (ou seja, é importante que o paciente procure e tenha respondido adequadamente à pergunta “qual médico realiza a cirurgia bariátrica?”) e o pós-operatório é seguido conforme a recomendação médica, a recuperação ocorre sem problemas.

Em geral, é recomendado ao paciente, assim que ele estiver recuperado da anestesia, se levantar e fazer pequenas caminhadas. Nas primeiras 12 ou 24 horas, ele já pode ingerir algum líquido.

Nos primeiros quinze dias após a cirurgia, a alimentação indicada pelo médico que realiza a cirurgia bariátrica tem o objetivo de ajudar na recuperação. Nessa etapa, o paciente deve adotar uma dieta mais líquida.

Depois de alguns dias, a dieta passa a ser pastosa, conforme adaptação do paciente. Em seguida, ele pode adotar uma dieta mais branda, e só depois de algumas semanas a alimentação não terá mais restrições.

Conheça a BariDF

Depois que o paciente tem esclarecida a dúvida sobre qual médico realiza a cirurgia bariátrica, é preciso se atentar para a escolha desse profissional.

Ter experiência em cirurgia do aparelho digestivo é fundamental para evitar riscos durante o procedimento. A Clínica BariDF, em Brasília, possui, em seu quadro de profissionais, cirurgiões experientes que atuam em renomados hospitais da região, como o Hospital Sírio-Libanês, Hospital Brasília e Hospital Brasília Unidade Águas Claras.

Dr. Arnaldo Nacarato e Dr. Juliano Borges Barra, que dirigem a Clínica BariDF, são membros titulares da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica e contam com uma equipe multidisciplinar experiente que acompanha e orienta o paciente desde a sua primeira consulta.

Na BariDF são realizados os seguintes procedimentos:

  • Cirurgia bariátrica;
  • Cirurgia metabólica;
  • Cirurgia bariátrica revisional;
  • Cirurgia geral e do aparelho digestivo.

Quer saber mais sobre a cirurgia bariátrica? Entre em contato já com a BariDF.

Fontes:

BariDF

Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica