Agendar primeira consulta
Fale conosco pelo WhatsApp
Relação entre diabetes e obesidade
Imagem meramente ilustrativa (Banco de imagens: Shutterstock)

Diabetes atinge mais de 13 milhões de pessoas no Brasil, sendo a obesidade uma das principais causas da doença

A obesidade é responsável pelo aparecimento de diversas patologias crônicas graves, entre elas o diabetes tipo 2, versão mais comum da doença. O diabetes mellitus é caracterizado pela resistência do organismo à insulina, hormônio produzido pelo pâncreas que transporta a glicose do sangue para o interior das células. Saiba mais sobre doenças relacionadas à obesidade.

A relação entre diabetes e obesidade é direta, já que uma dieta desregrada rica em carboidratos presentes em alimentos refinados e doces, ao longo do tempo, provoca uma dificuldade maior de ação da insulina, o que aumenta o nível de açúcar no sangue.

A obesidade é um dos maiores fatores de risco para a doença, porque contribui para o quadro de resistência insulínica e também pelo fato de o excesso de gordura interferir no bom funcionamento do pâncreas. Entenda melhor a relação entre diabetes e obesidade e como lidar para tratar essa condição ao longo da leitura.

ENTRE EM CONTATO COM A BARIDF E SAIBA TUDO SOBRE OS PROCEDIMENTOS BARIÁTRICOS!

Qual a relação entre a obesidade e a diabetes

Uma estatística é capaz de explicar a relação entre obesidade e diabetes, visto que 90% dos pacientes com diabetes tipo 2 estão acima do peso considerado ideal. O acúmulo de gordura corporal prejudica a ação da insulina para controlar os níveis de açúcar no sangue e ainda produz substâncias inflamatórias que agravam a resistência à insulina e dificultam a ação das células beta, que produzem o hormônio no pâncreas.

Como lidar com a diabetes e a obesidade

Do mesmo modo que a relação entre diabetes e obesidade está ligada ao excesso de gordura corporal, saiba que a perda de peso, mesmo que pequena, pode prevenir o aparecimento da doença. Se uma pessoa obesa que ainda não desenvolveu diabetes perder 10% de seu peso corporal, ela terá menos chances de desenvolver a condição. Até mesmo os portadores de diabetes tipo 2 já podem reduzir os níveis glicêmicos se diminuírem apenas 5% do seu peso.

Diante disso, é fundamental controlar a alimentação ao evitar carboidratos de rápida absorção, optando por alimentos ricos em fibras e proteínas magras, além de praticar exercícios físicos para combater o sedentarismo.

A perda de peso traz um impacto positivo na saúde como um todo e, além de melhorar o controle de diabetes, contribui para a melhora de outras condições comumente associadas, como:

  • Hipertensão;
  • Doenças cardiovasculares;
  • Excesso de colesterol;
  • Esteatose hepática (gordura no fígado);
  • Apneia do sono.

ENTRE EM CONTATO COM A BARIDF E SAIBA TUDO SOBRE OS PROCEDIMENTOS BARIÁTRICOS!

Causas e fatores de risco da diabetes e obesidade

A relação entre diabetes e obesidade acontece também porque ambas possuem causas e fatores de risco em comum. O acúmulo de gordura consequente de uma grande ingestão calórica de alimentos ricos em açúcares e gorduras e o sedentarismo contribuem para o desenvolvimento das duas doenças.

Outros fatores de risco e causas da obesidade e diabetes importantes são:

  • Estresse;
  • Tabagismo;
  • Ansiedade;
  • Sono irregular;
  • Predisposição genética.

Opções de tratamento para a obesidade e a diabetes

Como a relação entre diabetes e obesidade é direta, os tratamentos beneficiam as duas condições. Apesar de o diabetes ser uma patologia crônica, que não tem cura, ele pode ser controlado com o uso de medicamentos para equilibrar os níveis glicêmicos.

Além disso, uma mudança no estilo de vida com a prática regular de atividade física e uma alimentação balanceada são fundamentais para a perda de peso, que, como vimos anteriormente, melhora a saúde como um todo. Outros cuidados incluem um sono saudável e diminuição do estresse com a realização de atividades que geram bem-estar ao indivíduo.

Nos casos mais graves de obesidade, em que há a presença de outras doenças associadas e os tratamentos convencionais não foram capazes de reduzir o peso, o paciente pode recorrer à cirurgia bariátrica juntamente com a mudança no estilo de vida.

Para saber mais informações sobre a relação entre diabetes e obesidade, entre em contato para realizar uma consulta com a BariDF.

Fontes:

Sociedade Brasileira de Diabetes

Ministério da Saúde