Agendar primeira consulta
Fale conosco pelo WhatsApp
Reganho de peso após a bariátrica
Imagem meramente ilustrativa (Banco de imagens: Shutterstock)

Obesidade é uma doença crônica que necessita de acompanhamento médico regular para manter os resultados da cirurgia bariátrica

A cirurgia bariátrica é um método comprovadamente eficaz e duradouro para o tratamento da obesidade mórbida e demais doenças associadas a essa condição. O procedimento reduz o tamanho do estômago para diminuir a quantidade de alimentos ingerida e a absorção de calorias, facilitando a perda de peso.

Porém, a cirurgia bariátrica é apenas uma das etapas do tratamento, que envolve também mudanças de hábitos e rotinas para o paciente manter os bons resultados conquistados e evitar o reganho de peso após a bariátrica. Vale dizer que um pequeno ganho de peso, entre 5 e 10%, após 24 meses da realização da bariátrica, é considerado normal e até esperado.

Quando o reganho de peso após a bariátrica supera essa porcentagem ou acontece de forma acelerada, a chance de o paciente apresentar uma recidiva da obesidade com o retorno das comorbidades associadas é grande.

Fatores para o reganho de peso após a bariátrica

Nos primeiros 18 meses após a cirurgia, ocorre a chamada fase da “lua de mel”, o período em que o paciente segue à risca as orientações médicas ao fazer uma dieta correta e exercícios físicos. Nessa época, a perda de peso é intensa, e o paciente está muito satisfeito com o procedimento, recebendo elogios sobre sua aparência e com a autoestima bastante elevada.

Depois da “lua de mel”, o peso se estabiliza e o paciente acaba perdendo um pouco daquela motivação inicial para seguir as recomendações passadas pela equipe médica. Isso explica por que o reganho de peso após a bariátrica acontece, além dos fatores que vamos listar abaixo:

  • O não acompanhamento com o médico;
  • Não seguir as orientações do médico;
  • Baixo consumo de proteínas;
  • Falta de acompanhamento psicológico;
  • Falta de atividade física;
  • Continuação da rotina pré-cirurgia.

Entre em contato com a BariDF e saiba tudo sobre os procedimentos bariátricos!

Como evitar o reganho de peso após a bariátrica?

A cirurgia bariátrica é um meio eficiente que ajuda na perda de peso, mas não é uma solução permanente para a obesidade, uma doença crônica que deve ser tratada de modo contínuo por toda a vida. Sabendo disso, o paciente deve adotar uma nova mentalidade e mudar seu estilo de vida para evitar o reganho de peso após a bariátrica.

Muitas pessoas podem ter dificuldades durante esse processo, e isso é perfeitamente normal, por isso é importante contar com o apoio de familiares e de uma equipe médica multidisciplinar. O acompanhamento de profissionais de nutrição, psicologia, psiquiatria, endocrinologia, educação física, entre outros, é importante para o amparo e motivação do paciente para que ele continue compromissado com o tratamento.

O que fazer se houver o reganho de peso após a bariátrica?

Se o reganho de peso após a bariátrica não se encaixar nos parâmetros normais e estiver acompanhado de complicações clínicas, o ideal é procurar a equipe responsável pela cirurgia para retomar o acompanhamento multidisciplinar.

Eles podem analisar os fatores que levaram à recuperação do peso para ajustar as recomendações, como readequar a alimentação, tratar a ansiedade que leva à compulsão alimentar ou até mesmo discutir a possibilidade de um novo procedimento, a cirurgia bariátrica revisional.

Cirurgia bariátrica revisional

Em cerca de 10 a 20% dos casos, os pacientes que fizeram uma cirurgia bariátrica voltam a ganhar peso acima dos limites normais, e a cirurgia bariátrica revisional pode ser uma opção de tratamento. O paciente deve procurar um cirurgião especialista nesse procedimento para discutir tal possibilidade e fazer uma avaliação criteriosa para descobrir por que a primeira bariátrica não alcançou os resultados esperados.

Antes de realizar a cirurgia bariátrica revisional, o paciente precisa passar por um acompanhamento médico para tratar possíveis distúrbios alimentares e maus hábitos que podem ter contribuído para o reganho de peso após a bariátrica.

Caso a bariátrica revisional seja uma opção viável, o paciente pode fazer esse novo procedimento. A BariDF é uma clínica especializada em cirurgia bariátrica e tratamento da obesidade, dirigida por dois cirurgiões membros titulares da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica.

Entre em contato agora mesmo e agende sua consulta com a BariDF.

Fontes:

Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica

BariDF