Agendar primeira consulta
Fale conosco pelo WhatsApp
Qual a idade mínima para realizar a bariátrica?
Imagem meramente ilustrativa (Banco de imagens: Shutterstock)

Saiba a partir de que idade é possível realizar a cirurgia e o que é exigido para o procedimento

O que é a cirurgia bariátrica?

A cirurgia bariátrica é um procedimento que visa a redução do estômago com o objetivo de diminuição do peso em pacientes com obesidade mórbida ou grave e dos riscos das doenças associadas ao excesso de gordura corporal ou agravadas por ele, como diabetes e pressão alta.

A cirurgia bariátrica geralmente só é indicada quando a pessoa tentou outras formas de tratamento, como dieta e exercícios físicos, mas sem os resultados esperados, ou quando o excesso de peso coloca a vida do indivíduo em risco.

Existe idade mínima para realizar a bariátrica?

A idade mínima para realizar a bariátrica, segundo o Ministério da Saúde, é 16 anos; porém, o procedimento só deve ser feito em adolescentes quando o tratamento clínico não obteve resultado.

Além disso, nos casos de jovens entre 16 e 18 anos, a cirurgia só pode ser realizada quando houver indicação médica e consenso entre a família ou o responsável pelo paciente e a equipe multidisciplinar.

A idade mínima para realizar a bariátrica é 16 anos, mas pode ocorrer indicação cirúrgica para pacientes abaixo dessa idade, como nos casos de síndrome genética (causada por mutações no DNA), quando a indicação for unânime entre os especialistas.

O Consenso Bariátrico recomenda que, para pacientes nessa situação, os riscos sejam avaliados por dois cirurgiões bariátricos titulares da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica e por uma equipe multidisciplinar. A operação deve ser consentida pela família ou responsável legal e estes devem acompanhar o paciente no período de recuperação.

A cirurgia bariátrica no adolescente pode ser realizada com qualquer uma das técnicas cirúrgicas disponíveis.

É importante lembrar que, independentemente da idade mínima para realizar a bariátrica, deve-se considerar, para o procedimento, o índice de massa corporal (IMC) do paciente. Ou seja, a cirurgia pode ser indicada nos seguintes casos:

  • IMC igual ou superior a 40 kg/m², sem perda de peso mesmo com acompanhamento médico e nutricional comprovado durante pelo menos dois anos;
  • IMC igual ou superior a 35 kg/m², desde que exista a presença de comorbidades, como pressão alta, diabetes e colesterol alto;
  • IMC entre 30 e 35 kg/m², na presença de comorbidades que tenham obrigatoriamente a classificação grave atestada por um médico.

Riscos da cirurgia bariátrica

Os riscos, independentemente da idade mínima para realizar a bariátrica, incluem:

  • Embolia pulmonar (entupimento de um vaso sanguíneo do pulmão): causa dor intensa e dificuldade para respirar;
  • Sangramento interno no local da operação;
  • Fístulas: um tipo de pequena bolsa que se forma nos pontos internos da região operada;
  • Vômitos;
  • Diarreia;
  • Fezes com sangue.

Essas complicações costumam surgir ainda quando o paciente está internado e são resolvidas com agilidade pela equipe médica.

Depois da alta e do retorno gradativo à vida normal, um problema que pode afetar o paciente, independentemente da idade mínima para realizar a bariátrica, são as complicações nutricionais, como anemia, deficiência de ácido fólico, cálcio e vitamina B12, podendo ocorrer, também, desnutrição nos casos mais graves. Por isso, o paciente deve manter o acompanhamento com um nutricionista e seguir as recomendações desse especialista, como o uso de suplementos, para evitar complicações.

Além disso, existe ainda o risco das chamadas crises de dumping, uma complicação comum causada pela passagem rápida de alimento do estômago para o intestino, fazendo com que a digestão não seja cumprida de maneira eficaz.

Cuidados após a cirurgia

Quando a cirurgia é realizada por uma técnica minimamente invasiva, o tempo de recuperação costuma ser de 15 dias. Já as cirurgias abertas requerem um período maior, que pode chegar a até 30-40 dias, dependendo do paciente.

Independentemente do tempo de recuperação, é recomendado que o paciente se levante e faça pequenas caminhadas no dia seguinte ou assim que tiver se recuperado da anestesia, evitando o risco de trombose.

Nos primeiros dias após a cirurgia, o paciente fará uma dieta líquida, evoluindo gradativamente para a pastosa, com alimentos cremosos, e depois para uma dieta sólida, com alimentos mais consistentes.

É recomendado o consumo diário de cerca de dois litros de água para manter o corpo hidratado; porém, a ingestão deve ocorrer em pequenas porções ao longo do dia.

Em relação aos curativos, estes devem ser mantidos secos e limpos.

Deve-se ainda evitar dirigir pelos primeiros 15 dias; atividades físicas devem ser retomadas após cerca de um mês, mas sempre com liberação médica.

Como procurar um bom especialista?

Independentemente de o paciente ter a idade mínima para realizar a bariátrica ou não, é preciso, ao decidir pela cirurgia, procurar por um profissional experiente nesse tipo de tratamento e que seja membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica, para evitar riscos e complicações.

O médico que realiza a cirurgia bariátrica é um profissional especializado em cirurgia geral e do aparelho digestivo, com área de atuação em cirurgia bariátrica e metabólica.

Para saber mais sobre esse e demais assuntos, entre em contato com a Bari DF.

Fontes:

Ministério da Saúde

Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica