Agendar primeira consulta
Fale conosco pelo WhatsApp
Qual a idade máxima para a cirurgia bariátrica?
Imagem meramente ilustrativa (Banco de imagens: Shutterstock)

Pacientes idosos podem realizar a cirurgia bariátrica, desde que haja uma avaliação individual mais cuidadosa

Com o aumento da expectativa de vida do brasileiro para 77 anos, segundo o IBGE, cresceu também o número de idosos obesos na população. De acordo com a Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica, 16% das mulheres e 9% dos homens com mais de 65 anos são obesos graves.

Com isso, surge uma dúvida natural sobre qual é a idade máxima para a cirurgia bariátrica. A cirurgia para a redução de estômago visa diminuir o peso em pacientes com obesidade mórbida e que tenham complicações associadas ao excesso de gordura corporal, tais como diabetes, hipertensão arterial e colesterol alto.

Em 1991, o Instituto Nacional de Saúde Norte-Americano (NIH) estabeleceu alguns critérios cirúrgicos para pacientes em tratamento da obesidade; entre eles, o de 65 anos como a idade máxima para a cirurgia bariátrica. No entanto, esse limite vem aumentando nos últimos anos, pois fica a critério de cada cirurgião avaliar individualmente os pacientes mais velhos para realizar a cirurgia bariátrica.

Idade máxima para a cirurgia bariátrica

Pode-se dizer que não existe uma idade máxima para a cirurgia bariátrica, mas sim um consenso de que é preciso avaliar com mais cuidado pacientes com 65 anos ou mais, e é exatamente isso que estabelece o Ministério da Saúde e o Conselho Federal de Medicina (CFM).

Assim como qualquer paciente que se submete a uma cirurgia bariátrica, as pessoas mais velhas precisam passar por uma avaliação individual, mas feita por uma equipe ainda maior, de profissionais de diferentes especialidades, formada por:

  • Cirurgião;
  • Endocrinologista;
  • Cardiologista;
  • Nutricionista;
  • Nutrólogo;
  • Psicólogo;
  • Geriatra.

Essa medida é necessária para verificar o estado de saúde do paciente e checar se existem doenças crônicas ou comorbidades que podem aumentar o risco do procedimento cirúrgico. O cirurgião e sua equipe levam em consideração a relação risco–benefício da cirurgia. Portanto, se os benefícios forem maiores do que os riscos, a cirurgia bariátrica pode ser viável.

Em relação à idade máxima para a cirurgia bariátrica, as pessoas idosas que passam pelo procedimento podem experimentar os mesmos benefícios que pacientes mais jovens, que incluem:

  • Redução de peso corporal;
  • Controle das doenças associadas à obesidade, como diabetes e hipertensão;
  • Melhora na qualidade do sono;
  • Melhora da autoestima e disposição;
  • Maior qualidade de vida como um todo.

Riscos da bariátrica em uma idade elevada

O questionamento sobre a idade máxima para a cirurgia bariátrica é perfeitamente plausível, já que a partir dos 60 anos o organismo apresenta um declínio funcional, o que faz aumentar a frequência de certas doenças. Além disso, o sistema imunológico de uma pessoa idosa não é o mesmo de uma pessoa jovem, por isso o risco de complicações pós-operatórias torna-se maior.

Alguns pacientes com uma idade mais avançada podem, ainda, apresentar limitações físicas decorrentes de problemas articulares ou convivem com doenças por um longo período que podem ter causado lesões no organismo. Por esses motivos é que a avaliação pré-operatória com a realização de exames específicos deve ser muito mais criteriosa para esses casos.

Qual profissional procurar para a bariátrica após os 65 anos?

Como vimos, não existe uma idade máxima para a cirurgia bariátrica, o que é comprovado pelo fato de que cada vez mais pacientes com mais de 65 anos buscam tratamento cirúrgico para combater a obesidade e melhorar sua qualidade de vida.

O profissional que realiza a cirurgia bariátrica é o médico com especialização em cirurgia geral e do aparelho digestivo, que atua em cirurgia bariátrica e metabólica. Ao procurar um profissional para realizar a bariátrica em pessoas idosas, é fundamental contar com um cirurgião experiente, qualificado e que seja membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica.

Essa certificação atesta que o cirurgião é totalmente capacitado para fazer uma avaliação bastante criteriosa, acompanhado de uma equipe multidisciplinar, o que minimiza o risco de complicações durante e após o procedimento.

Agende uma consulta agora mesmo com a BariDF.

Fontes:

IBGE

Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica

Instituto Nacional de Saúde Norte-Americano (NIH)

Ministério da Saúde

Conselho Federal de Medicina