Indicação do bypass gástrico deve atender alguns requisitos necessários. Conheça quais são.
A técnica do bypass gástrico é a mais utilizada para realizar cirurgias bariátricas no Brasil, correspondendo a 75% de todos os casos. O procedimento é capaz de reduzir até 85% da capacidade do estômago por meio do grampeamento de uma parte do órgão, que passa a ser ligada ao intestino.
Por diminuir drasticamente a capacidade do estômago de digerir alimentos e promover um desvio intestinal que melhora as funções metabólicas do organismo, o paciente consegue perder uma quantidade significativa de peso com até 70% da quantidade excedente.
Diante desses benefícios, é natural que muitas pessoas se perguntem: para quem é indicado o bypass gástrico? Continue a leitura e descubra mais sobre a técnica.
ENTRE EM CONTATO COM A BARIDF E SAIBA TUDO SOBRE OS PROCEDIMENTOS BARIÁTRICOS!
Como funciona o bypass gástrico?
O bypass gástrico também é conhecido como gastroplastia tipo bypass em Y de Roux, na qual o cirurgião divide o estômago em duas partes, uma menor em forma de bolsa, que passará a armazenar os alimentos ingeridos, e outra maior, que perde sua função.
A pequena bolsa, que representa 10% a 15% do tamanho original do estômago, passa a se conectar com o intestino, mais especificamente com o jejuno, porção intermediária do intestino delgado. Esse desvio intestinal promovido pelo bypass reduz os níveis de grelina, o chamado hormônio da fome, e ainda ajuda na liberação de hormônios responsáveis pela saciedade.
A redução da capacidade de armazenamento do estômago aliada à melhora das funções metabólicas é que proporciona o emagrecimento. A indicação do bypass gástrico ou de outra técnica de cirurgia bariátrica deve ser feita por um especialista após analisar as particularidades de cada paciente.
A cirurgia é feita com anestesia geral e demora cerca de duas horas. Apesar de poder ser realizada de maneira aberta, a preferência é pela videolaparoscopia, na qual o cirurgião faz de 4 a 6 pequenas incisões no abdômen para inserir uma microcâmera e os instrumentos cirúrgicos. A indicação do bypass gástrico por esta técnica depende de uma análise prévia do cirurgião e sua equipe, mas como é um procedimento pouco invasivo, proporciona uma recuperação mais rápida e menor risco de infecções.
Quem pode realizar o bypass gástrico
A cirurgia bariátrica é um procedimento complexo que modifica o estômago para que ele suporte uma quantidade menor de alimentos ingeridos. Deste modo, para responder ao questionamento sobre para quem é indicado o bypass gástrico, o paciente deve atender aos seguintes requisitos:
- Pessoas com índice de massa corporal (IMC) igual ou superior a 40 kg/m²;
- Pessoas com IMC igual ou acima de 35 kg/m², com presença de doenças associadas, como hipertensão ou diabetes;
- Quando outras tentativas de perder peso não surtiram o efeito desejado, como prática de exercícios, dieta e remédios.
Além disso, a indicação de bypass gástrico ou de outro tipo de bariátrica deve ser feita após uma avaliação clínica para analisar o estado de saúde do paciente com a realização de exames, entre eles o Raio-x do tórax, ecocardiograma, eletrocardiograma, endoscopia digestiva e ultrassom abdominal.
Antes da cirurgia, é imprescindível que o paciente realize consultas com a equipe multidisciplinar formada por psicólogos, psiquiatras, nutricionistas, cardiologistas, entre outros, para ajudar no tratamento contra a obesidade.
ENTRE EM CONTATO COM A BARIDF E SAIBA TUDO SOBRE OS PROCEDIMENTOS BARIÁTRICOS!
Cuidados após o procedimento
Os cuidados já começam logo após a cirurgia, com a administração de soro na veia do paciente para hidratação. A alta hospitalar acontece até 48 horas após a cirurgia, e os principais cuidados nos primeiros dias estão relacionados à alimentação, que deve começar com a ingestão de líquidos e evoluir gradativamente conforme a recuperação do paciente.
Os principais cuidados pós-operatórios para quem é indicado o bypass gástrico são:
- Tomar a medicação prescrita pelo médico corretamente;
- Esperar cerca de 30 minutos antes e 30 minutos depois das refeições para beber líquidos;
- Comer e beber em pequenas porções e devagar para evitar náuseas, vômitos, diarreia ou tontura;
- Não dirigir e evitar esforços físicos mais intensos nos primeiros 15 dias;
- Não consumir bebidas alcoólicas ou que contenham cafeína pelo período recomendado pelo médico.
Qual profissional procurar para realizar o procedimento?
A BariDF é dirigida pelo Dr. Arnaldo Nacarato e Dr. Juliano Borges, dois especialistas em cirurgia bariátrica e membros titulares da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica. Além disso, nossa clínica possui uma equipe multidisciplinar para ajudar os pacientes da região de Brasília em todas as etapas do tratamento contra a obesidade.
Entre em contato para realizar uma consulta com a BariDF.
Fontes: