Entenda para quem é indicada a cirurgia bariátrica e a importância desse procedimento
A cirurgia bariátrica, também conhecida como cirurgia de perda de peso e cirurgia de redução de estômago, é um procedimento que ajuda pessoas com obesidade a emagrecer significativamente e a melhorar sua saúde geral. Ao se falar para quem é indicada a cirurgia bariátrica, ela é uma opção para pessoas com índice de massa corporal (IMC) elevado, que não conseguem perder peso através de dietas e exercícios físicos convencionais.
Existem vários tipos de cirurgias bariátricas, mas todas elas têm como objetivo limitar a ingestão de alimentos para promover a perda de peso. O procedimento pode envolver a redução do tamanho do estômago, a criação de um desvio intestinal ou a combinação dessas técnicas.
O método escolhido varia de acordo com a informação de para quem é indicada a cirurgia bariátrica. A cirurgia também é capaz de afetar a produção de hormônios que controlam o apetite e o metabolismo.
Entenda, nesta publicação, para quem é indicada a cirurgia bariátrica, as complicações da obesidade e quem é o profissional capacitado para realizar o procedimento.
Quem pode realizar a cirurgia bariátrica?
A cirurgia bariátrica pode ser realizada por pessoas com obesidade que tenham IMC (índice de massa corporal) igual ou superior a 40 kg/m². Também é indicada para pessoas com IMC entre 35 e 40 kg/m² e que apresentam comorbidades, como diabetes tipo 2, hipertensão arterial, gordura no fígado, apneia do sono, entre outras.
Outras características que devem estar presentes ao se avaliar para quem é indicada a cirurgia bariátrica são:
- Pessoas que tentaram, sem sucesso, outras formas de tratamento para perda de peso, como dieta, exercícios físicos e medicamentos;
- Pessoas com problemas de saúde relacionados à obesidade, como problemas articulares e dificuldade de mobilidade;
- Pessoas com condições psicológicas e emocionais estáveis e que entendem os riscos e benefícios da cirurgia bariátrica;
- Pessoas que sejam capazes de seguir as recomendações pós-operatórias, como dieta e exercícios físicos, e que se comprometem com mudanças no estilo de vida.
Complicações da obesidade
Uma das principais complicações da obesidade é o aumento do risco de doenças cardiovasculares, como hipertensão arterial, infarto do miocárdio, insuficiência cardíaca e acidente vascular cerebral. Além disso, a obesidade também pode levar ao desenvolvimento de diabetes tipo 2, síndrome metabólica, apneia do sono, osteoartrite e alguns tipos de câncer.
Indo além das doenças físicas, a obesidade também pode levar a complicações psiquiátricas e psicológicas, uma vez que pode causar problemas como baixa autoestima, depressão e ansiedade. Dependendo do seu grau, pode limitar a capacidade de realizar atividades físicas e sociais, piorando quadros de saúde mental.
Por esse motivo, considerar uma melhora na saúde mental também é essencial na hora de entender para quem é indicada a cirurgia bariátrica.
Qual profissional realiza a cirurgia bariátrica?
O procedimento é realizado por um cirurgião bariátrico, que é um médico especializado em cirurgias para perda de peso. O cirurgião bariátrico geralmente trabalha em conjunto com uma equipe multidisciplinar, composta por endocrinologistas, nutricionistas, psicólogos e outros profissionais de saúde, para garantir o sucesso do tratamento.
Apesar de ser considerada uma cirurgia segura, a cirurgia bariátrica é um procedimento complexo que necessita de um cirurgião experiente e qualificado. Afinal, não adianta nada apenas falarmos para quem é indicada a cirurgia bariátrica, sem considerar que o profissional deve ser de qualidade.
Além dos requisitos básicos, como registro no Conselho Regional de Medicina (CRM) e na Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM), o profissional deve contar com uma boa equipe multidisciplinar, formada por profissionais que entendam para quem é indicada a cirurgia bariátrica e consiga auxiliar o paciente no pré e pós-operatório.
Também é essencial que o paciente avalie a reputação do cirurgião, a infraestrutura da clínica e estude as avaliações de outros pacientes. Nossa clínica é dirigida por dois cirurgiões especialistas em cirurgia bariátrica, ambos membros titulares da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica.
Entre em contato e agende uma consulta com a BariDF.
Fontes:
Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e Síndrome Metabólica (Abeso)
Federação Mundial da Obesidade (WOF)
Organização Mundial da Saúde (OMS)
