Agendar primeira consulta
Fale conosco pelo WhatsApp
Qual a indicação para a cirurgia bariátrica revisional?
Imagem meramente ilustrativa (Banco de imagens: Shutterstock)

A cirurgia bariátrica revisional pode ser indicada para pacientes que voltaram a ganhar peso, entre outras razões. Veja quais.

Não é comum, mas pode acontecer de a cirurgia bariátrica não surtir o efeito esperado ou apresentar complicações que podem levar à indicação para a cirurgia bariátrica revisional no paciente. Quando isso ocorre, a equipe médica multidisciplinar responsável pela cirurgia bariátrica faz uma análise detalhada do caso para entender os motivos que causaram a falha do primeiro procedimento.

A partir disso, pode haver a indicação para a cirurgia bariátrica revisional, uma intervenção cujo objetivo é solucionar os problemas de reganho de peso significativo ou problemas de saúde desencadeados pela primeira cirurgia. A cirurgia bariátrica revisional segue os mesmos passos do procedimento anterior, no qual o paciente realiza uma série de exames e passa pelo acompanhamento da equipe multidisciplinar para corrigir maus hábitos e compulsões alimentares que causaram os problemas.

As condições clínicas do paciente, os problemas apresentados e até a técnica utilizada na cirurgia anterior são fatores que influenciam na realização da cirurgia bariátrica revisional. Nela, o cirurgião pode mudar a técnica de sleeve ou banda gástrica para bypass, por exemplo.

O procedimento pode ser feito de maneira minimamente invasiva, por videolaparoscopia ou por cirurgia robótica, o que proporciona uma recuperação mais rápida e menor risco de complicações pós-cirúrgicas.

Indicação da cirurgia bariátrica revisional

Como se trata de um procedimento complexo, a indicação para a cirurgia bariátrica revisional serve para casos específicos em que outros métodos convencionais não conseguiram solucionar os problemas apresentados pelo paciente. A seguir, veja quando a cirurgia bariátrica revisional é necessária.

Reganho de peso

Como a obesidade é uma doença crônica que necessita de certos cuidados e acompanhamento constante, hábitos ruins como o sedentarismo e uma alimentação desequilibrada podem fazer com que a pessoa volte a engordar após a bariátrica. Estima-se que de 10% a 20% dos pacientes apresentem reganho de peso e problemas de saúde associados à obesidade — portanto, é uma situação na qual existe a indicação para a cirurgia bariátrica revisional.

Complicações específicas relacionadas ao procedimento bariátrico

A redução do estômago pode trazer algumas complicações ao organismo, embora seja um percentual extremamente baixo em relação ao total de cirurgias bariátricas realizadas. Entre os problemas mais comuns ocasionados pela primeira cirurgia, podemos citar:

  • Refluxo gastroesofágico grave;
  • Síndrome de Dumping;
  • Úlceras;
  • Hérnia de hiato;
  • Fístulas gastrogástricas;
  • Desconforto abdominal recorrente com diarreia crônica.

Problemas técnicos ou anatômicos

Situações como desvio intestinal insuficiente ou aparecimento de hérnias internas também podem levar à necessidade de indicação para a cirurgia bariátrica revisional.

Perda de peso em excesso

Assim como o reganho de peso, a perda de peso em excesso é outra indicação para a cirurgia bariátrica revisional. Isso acontece porque o estômago do paciente não consegue absorver os nutrientes necessários, levando a um quadro de desnutrição e anemia.

Cuidados antes da bariátrica revisional

Como dito anteriormente, é indispensável que o paciente realize exames laboratoriais e de imagem, como ultrassom abdominal e endoscopia digestiva, após a indicação para a cirurgia bariátrica revisional. Outro procedimento necessário é se consultar com profissionais de outras especialidades, como nutricionista, psicólogo, psiquiatra, endocrinologista, cardiologista, entre outros.

Além disso, outras recomendações pré-operatórias são:

  • Perder um pouco de peso antes da cirurgia caso seja necessário;
  • Parar de fumar 30 dias antes do procedimento;
  • Não consumir álcool e bebidas com cafeína alguns dias antes da cirurgia.

Cuidados após a bariátrica revisional

Os cuidados pós-operatórios devem ser ainda maiores do que na primeira cirurgia, isso porque a bariátrica revisional interfere em um órgão já modificado anteriormente. O paciente deve seguir todas as recomendações médicas em relação ao uso de medicamentos para aliviar a dor e fazer uma dieta adequada, sempre em pequenas porções.

Nos primeiros dias, a alimentação deve ser líquida, passando pela pastosa antes de chegar ao consumo de alimentos sólidos, o que é liberado pelo médico 30 dias após a cirurgia.

O período pós-operatório também exige o acompanhamento multidisciplinar para a realização de exames e reposição de vitaminas, se houver necessidade. Contar com o apoio desses profissionais é fundamental para adotar um estilo de vida diferente com uma dieta equilibrada, prática de exercícios físicos e outros hábitos saudáveis.

Como procurar um profissional para a bariátrica revisional?

O médico que realiza esse tipo de cirurgia um pouco mais complexo é o cirurgião geral e do aparelho digestivo especializado em cirurgia bariátrica e metabólica. Por essa razão, a indicação para a cirurgia bariátrica revisional deve ser feita por um profissional experiente e qualificado.

Para procurar um especialista, verifique se o cirurgião é certificado por alguma das seguintes entidades:

  • Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM);
  • Colégio Brasileiro de Cirurgiões (CBC);
  • Colégio Brasileiro de Cirurgia Digestiva (CBCD).

Além disso, é importante se atentar a outros pontos para escolher um cirurgião para a bariátrica revisional, como infraestrutura da clínica, trabalho da equipe multidisciplinar e avaliação de outros pacientes.

Agende uma consulta agora mesmo com a BariDF.

Fontes:

BariDF

Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica