Agendar primeira consulta
Fale conosco pelo WhatsApp
Como fica o estômago depois da cirurgia bariátrica?
Fonte: Shutterstock

Além de reduzir o tamanho do estômago, a cirurgia bariátrica promove efeitos metabólicos que auxiliam a perda de peso

Pessoas que sofrem de obesidade grave com doenças associadas e que não obtiveram sucesso com os tratamentos conservadores para emagrecer encontram na cirurgia bariátrica uma alternativa eficaz para a perda de peso.

A cirurgia, popularmente conhecida como cirurgia de redução de estômago, altera o formato original do órgão ao reduzir sua capacidade de armazenamento. A perda de peso é resultado da restrição na ingestão de alimentos e da melhora da função metabólica com a liberação de hormônios que aumentam a saciedade e com a redução da grelina, hormônio responsável pela fome.

O bypass gástrico, também chamado de gastroplastia com desvio intestinal em “‘Y’ de Roux”, e o sleeve gástrico são duas das técnicas mais utilizadas em cirurgia bariátrica. Cada uma altera de forma diferente o tamanho do estômago, por isso muitas pessoas que pensam em realizar o procedimento têm dúvida de como fica o estômago após cirurgia bariátrica.

Entenda como o estômago muda após a bariátrica!

Afinal, como fica o estômago depois da cirurgia bariátrica?

Para saber como fica o estômago depois da cirurgia bariátrica, é preciso conhecer como cada técnica é realizada. No bypass gástrico, procedimento adotado em 75% dos casos de cirurgia bariátrica no Brasil, parte do estômago é grampeada para formar uma pequena bolsa, que passa a armazenar os alimentos ingeridos.

Nesta técnica, o estômago após cirurgia bariátrica fica 85% menor, com capacidade de armazenamento de 25 ml. Além disso, o órgão passa a ser conectado diretamente ao intestino delgado após o cirurgião confeccionar um desvio do trânsito intestinal no formato da letra “Y”.

No sleeve gástrico, o estômago depois da cirurgia bariátrica fica no formato de um tubo fino vertical, com cerca de 80 ml a 100 ml de volume. O cirurgião retira o fundo e o corpo do estômago para reduzir cerca de 80% do seu tamanho, limitando a ingestão de alimentos.

Quanto tempo o estômago leva para se recuperar?

A bariátrica é um procedimento que altera significativamente a anatomia do estômago e o funcionamento do organismo. Por isso, o paciente deve se afastar das suas atividades de rotina e manter repouso nos primeiros 15 dias.

O tempo estimado para que o estômago se recupere é de 30 dias, desde que o paciente siga todas as orientações médicas e cuidados com a alimentação durante esse período.

Quanto tempo demora para cicatrizar o estômago?

O estômago depois da cirurgia bariátrica leva em torno de 30 dias para cicatrizar. Após 15 dias, os riscos de abertura dos grampos e formação de fístulas são reduzidos, mas o paciente deve manter os cuidados pós-operatórios, inclusive com a alimentação, pelo tempo recomendado pela equipe médica para evitar problemas de cicatrização.

Como é a digestão depois da bariátrica?

O processo digestivo é alterado após a bariátrica, e as mudanças variam de acordo com a técnica aplicada (bypass ou sleeve).

Alguns pacientes podem ter que tomar suplementação de alguns nutrientes e vitaminas para reduzir problemas de absorção, principalmente aqueles que se submeteram ao bypass gástrico, procedimento que manipula o trânsito intestinal.

Nesse sentido, alguns problemas relacionados à digestão que podem surgir depois da cirurgia bariátrica são:

  • Diarreia;
  • Constipação intestinal;
  • Aumento de gases;
  • Alteração no odor das fezes;
  • Síndrome de dumping, que causa tontura, mal-estar, fraqueza e cólicas intestinais.

Para minimizar esses problemas, é fundamental seguir uma dieta progressiva indicada pelo nutricionista, realizar atividade física adequada e passar por um processo rigoroso de reeducação alimentar para oferecer a quantidade correta de nutrientes para o organismo.

O estômago pode voltar ao tamanho normal depois da cirurgia bariátrica?

Passado o período de cicatrização, o estômago depois da cirurgia bariátrica ganha um certo grau de elasticidade, podendo aumentar levemente sua capacidade de receber alimentos, principalmente se houver o consumo excessivo de comida durante as refeições e a ingestão exagerada de bebidas gaseificadas. Esses fatores podem lacear o estômago e, consequentemente, aumentar o seu tamanho.

Veja como fica o estômago depois da cirurgia bariátrica!

Quais técnicas possibilitam a reversão da cirurgia bariátrica?

Além das diferenças em relação à execução dos procedimentos, o bypass se difere do sleeve por ser uma técnica reversível. Isso porque uma parte do estômago não é removida, ou seja, permanece no abdômen do paciente, mas sem ter contato com os alimentos.

Apesar da possibilidade de reverter a bariátrica que foi realizada pelo método bypass, essa é uma situação raramente indicada por ser um procedimento delicado e com grandes riscos associados.

Quais técnicas são irreversíveis?

Como mencionado, diferentemente do bypass, o sleeve gástrico retira cerca de 80% do estômago para diminuir sua capacidade, portanto é um procedimento considerado irreversível.

Para saber mais detalhes sobre como fica o estômago depois da cirurgia bariátrica e outras informações sobre o assunto, converse com os especialistas da BariDF.

Fontes:

BariDF

Ministério da Saúde