A cirurgia bariátrica tem indicações específicas e pode trazer grandes vantagens para os pacientes, desde redução de peso, até a melhora na qualidade de vida
A cirurgia bariátrica, ou redução de estômago, é um procedimento cirúrgico no qual se diminui parte da capacidade em relação ao volume de alimento ingerido por uma pessoa. O objetivo da cirurgia é melhorar a saúde de pessoas que tenham obesidade grave, visando a diminuição de calorias e, por consequente, o emagrecimento.
Existem diferentes tipos de cirurgia bariátrica, que podem alterar o tamanho do estômago ou o processo de digestão. Além disso, há cuidados pós-operatórios da cirurgia bariátrica, que devem ser realizados para uma boa recuperação. Confira!
Para quem é indicada?
A cirurgia bariátrica é indicada para indivíduos considerados obesos, cujo IMC (Índice de Massa Corporal) está entre 35 a 40 kg/m². De acordo com as diretrizes do Conselho Federal de Medicina (CFM), a indicação também se estende para pessoas obesas que sofrem com:
- Diabetes;
- Hipertensão;
- Apneia do sono;
- Doença Arterial Coronária (DAC) – Infarto/angina;
- Insuficiência Cardíaca (IC);
- Acidente Vascular Cerebral (AVC);
- Insuficiência venosa crônica;
- Doença hemorroidária;
- Hipertensão intracraniana idiopática;
- Depressão;
- Entre outros.
Ademais, a cirurgia bariátrica pode impactar indivíduos que não tiveram sucesso com tratamentos clínicos para perda de peso, ou que padecem de obesidade há mais de cinco anos.
Como é feita a cirurgia bariátrica?
A cirurgia bariátrica pode ser caracterizada por três opções, sendo elas, a restritiva, o qual tem como objetivo diminuir o tamanho do estômago, há também a disabsortiva, cujo intuito é reduzir a absorção de alimentos, os desviando no trânsito intestinal. Por último, existem as mistas, que tanto diminuem a dimensão do estômago, como faz o desvio dos alimentos.
Em geral, a cirurgia ocorre por meio de um corte (30 cm), ou por laparoscopia, uma técnica minimamente invasiva que utiliza pequenas incisões e um laparoscópio para realizar a cirurgia.
Ambos os procedimentos são realizados sob anestesia geral, sendo a cirurgia laparoscópica menos invasiva, resultando em uma recuperação mais rápida e com menos tempo de internação no hospital.
Tipos de cirurgia bariátrica
Há vários tipos de cirurgias bariátrica, no entanto, os mais comuns são o Bypass, Sleeve gástrico e a bariátrica revisional. Vale ressaltar que cada uma delas têm suas particularidades e devem ser realizadas após uma avaliação médica feita por um especialista na área.
Bypass
A cirugia Bypass tem como principal diferencial ser disabsortiva, ou seja, ela reúne a redução de estômago e o desvio de alimentos para o intestino. Ela é realizada em 70% dos casos no Brasil, e consiste em dividir o órgão em duas partes formando uma ligação em “Y”, sendo a maior isolada e a menor ligada ao intestino delgado, desviando parte do intestino, o que limita a absorção de calorias e nutrientes dos alimentos ingeridos.
Dessa forma, o paciente que antes tinha a capacidade de suportar de 1 a 1,5 litros de alimento no estômago, passa a suportar de 25 a 100 ml. A perda de peso é uma consequência da menor quantidade ingerida e da menor absorção de calorias.
Sleeve gástrico
O sleeve Gástrico, ou gastrectomia vertical, é uma cirurgia bariátrica que consiste na remoção de cerca de 80% do estômago, deixando-o em formato tubular ou “sleeve”. O objetivo principal do sleeve gástrico é alcançar a redução do tamanho do órgão para limitar a capacidade de armazenamento de alimento pelo qual o paciente pode ingerir.
Esse procedimento cirúrgico é um dos mais novos e tem evoluído cada vez mais. Sua indicação é voltada para pessoas que não tenham um quadro abrangente de obesidade.
Em suma, o sleeve gástrico é considerado um procedimento mais simples do que o bypass gástrico, com menos alterações no sistema digestivo, pois essa cirurgia não envolve desvio do intestino.
Cirurgia bariátrica revisional
A cirurgia bariátrica revisional é um procedimento cirúrgico realizado em pacientes que já passaram por uma cirurgia bariátrica anterior, mas que apresentaram complicações ou não obtiveram os resultados esperados com o primeiro procedimento.
O principal intuito da cirurgia revisional é proporcionar melhor qualidade de vida aos pacientes e reparar possíveis imprecisões causadas na cirurgia anterior. Essa modalidade é considerada mais complexa do que a cirurgia bariátrica primária, pois envolve alterações e a realização de um novo procedimento para corrigir problemas ou melhorar os resultados.
Vantagens da cirurgia bariátrica
O procedimento da cirurgia bariátrica pode trazer vantagens significativas para os pacientes, muito além da estética. A operação proporciona melhor qualidade de vida, o recobramento da saúde do indivíduo e melhoria em condições como pressão arterial elevada, apneia do sono, entre outras.
Além disso, pode aumentar a mobilidade, a capacidade de praticar atividades físicas e a longevidade. Algumas das principais vantagens são:
- Melhoria das condições de saúde;
- Controle de diabetes;
- Redução do risco de complicações da obesidade;
- Mudança de hábitos alimentares;
- Efeito positivo para a saúde mental;
- Redução da dependência de medicamento;
- Perda de peso significativa.
Cuidados após a cirurgia bariátrica
Como citado anteriormente, a cirurgia bariátrica é um procedimento de extrema importância, o qual necessita de cuidados pós-operatórios para evitar complicações e garantir uma recuperação adequada. Alguns dos cuidados que devem ser tomados vão desde dietas a serem seguidas, até o uso de remédios e realização de atividades físicas.
É fundamental seguir uma dieta progressiva, ao iniciar com alimentos líquidos, depois pastosos e, finalmente, sólidos, conforme as orientações médicas. Além disso, é preciso contar com uma dieta rica em proteínas, vitaminas e minerais, evitando açúcar, gordura e álcool.
Ademais, é preciso seguir as instruções médicas, ao evitar a umidade e contaminação na cicatriz da cirurgia, trocando o curativo periodicamente e removendo os pontos ou grampos após cerca de 15 dias da operação.
Para esses procedimentos, é indispensável realizar acompanhamento médico regularmente a fim de avaliar a recuperação, os resultados da cirurgia, bem como ajustar a dieta ou medicação, caso seja necessário.
Qual profissional realiza a cirurgia bariátrica?
Os profissionais aptos para executar a cirurgia bariátrica, de acordo com o Ministério da Saúde, são médicos especialistas em cirurgia geral e bariátrica. Esses profissionais atuam com uma equipe considerada multidisciplinar, que conta com endocrinologistas, nutricionistas, psicólogos, entre outros profissionais qualificados.
A BariDF conta com dois médicos cirurgiões especializados, os quais têm o título pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica e prezam pelo bem-estar de seus pacientes.
Entre em contato com a BariDF e agende já a sua consulta para realizar a cirurgia bariátrica.
Fontes:
Conselho Federal de Medicina