Agendar primeira consulta
Fale conosco pelo WhatsApp
Cirurgia bariátrica e doenças metabólicas
Fonte: Shutterstock

Entenda a relação entre obesidade, cirurgia bariátrica e doenças metabólicas. Identifique os benefícios da cirurgia popularmente conhecida como redução de estômago.

Até 2035, o Brasil terá aproximadamente 127 milhões de adultos com índice de massa corporal elevado, em estado de sobrepeso ou obesidade. Os dados são do Atlas da Obesidade de 2024, divulgado pela Federação Mundial de Obesidade (WOF).

Geralmente, a obesidade leva a duas circunstâncias: síndrome metabólica e cirurgia bariátrica. Pessoas que desenvolvem um quadro de síndrome metabólica encontram na cirurgia bariátrica uma forma de perder peso e tratar condições como diabetes tipo II, pressão alta e problemas de colesterol.

Quer saber mais detalhes sobre cirurgia bariátrica e doenças metabólicas? Leia este artigo!

[cta_paginas_internas_1 titulo=”Aproveite para agendar a sua consulta com a BariDF”]

O que são as doenças metabólicas?

Doenças metabólicas são problemas de saúde que ocorrem quando o corpo tem dificuldade em usar e armazenar energia. As principais enfermidades caracterizadas como doenças metabólicas são:

  • Hipertensão;
  • Dislipidemia (elevação anormal de gordura no sangue);
  • Diabetes mellitus;
  • Obesidade;
  • Hiperglicemia.

Todas essas patologias estão relacionadas ao aumento de gordura corporal, fenômeno que amplia as chances de desenvolver inflamações. Esses eventos podem afetar diversos sistemas e órgãos, resultando em problemas sérios de saúde.

Por isso, cirurgia bariátrica e doenças metabólicas andam juntas, uma vez que a bariátrica é uma solução para reduzir o peso e restabelecer a qualidade de vida do paciente.

Qual é a relação entre obesidade e doenças metabólicas?

A obesidade, especialmente a obesidade mórbida, está fortemente ligada ao desenvolvimento de doenças metabólicas devido ao excesso de gordura corporal.

Nesses casos, quando o médico identifica que abordagens tradicionais para alcançar o emagrecimento não funcionam, é comum ponderar a ligação entre síndrome metabólica e cirurgia bariátrica, tornando a redução de estômago a saída principal para o problema.

Quais os benefícios trazidos pela cirurgia bariátrica para doenças metabólicas?

Já sabemos que cirurgia bariátrica e doenças metabólicas têm um vínculo estreito e benéfico. A seguir, veja todos os benefícios proporcionados pela redução de estômago!

Auxilia no controle da diabetes mellitus

Cirurgia bariátrica e doenças metabólicas, como a diabetes tipo II, formam uma junção bastante eficaz. Uma das técnicas bariátricas mais utilizadas é o Bypass Gástrico em Y de Roux.

Essa cirurgia subtrai o tamanho do estômago e cria um desvio no intestino. Consequentemente, o alimento percorre um caminho mais curto. Isso aumenta a liberação de hormônios da saciedade e favorece o tratamento da diabetes.

Ajuda a diminuir a pressão alta

A cirurgia bariátrica também é útil no controle da pressão alta. Ao reduzir a quantidade de tecido adiposo, o procedimento desacelera a carga sobre o coração e os vasos sanguíneos. Então, a pressão arterial diminui e há menos chances de complicações cardiovasculares.

Elimina o excesso de gordura no fígado (esteatose hepática)

A gordura no fígado, conhecida como esteatose hepática, é um quadro frequente em pessoas com obesidade. A cirurgia bariátrica elimina a gordura acumulada no fígado, melhora sua função e previne a progressão para condições mais graves, como a cirrose.

Controla as dislipidemias (níveis altos de colesterol e triglicerídeos)

Dislipidemias, que são níveis altos de colesterol e triglicerídeos, podem ser controladas com a cirurgia bariátrica. A perda de peso e as alterações metabólicas resultantes da operação ajudam a normalizar os níveis desses lipídios no sangue.

Qual a diferença entre cirurgia bariátrica e cirurgia metabólica?

Síndrome metabólica e cirurgia bariátrica são fatores interligados, mas é importante entender que há procedimentos diferentes para tratar as doenças metabólicas.

A cirurgia bariátrica é realizada principalmente para promover o emagrecimento em pacientes com obesidade grave (IMC maior que 35 com doenças associadas ou IMC maior que 40).

Já a cirurgia metabólica é indicada para tratar diretamente as doenças metabólicas e pode ser recomendada mesmo para pacientes com obesidade leve, desde que tenham doenças metabólicas difíceis de controlar.

Portanto, a cirurgia bariátrica foca no emagrecimento e no controle secundário das doenças associadas à obesidade. Por outro lado, a cirurgia metabólica visa tratar doenças metabólicas, com a perda de peso sendo um ganho adicional.

Agora que você já conhece tudo sobre cirurgia bariátrica e doenças metabólicas, entre em contato com a BariDF e agende já a sua consulta!

Fontes:

Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica;

Federação Mundial de Obesidade;

Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica.