Bariátrica sleeve x bypass: veja quais são os fatores mais importantes para considerar no momento da escolha
A cirurgia bariátrica é um procedimento médico para tratar casos graves de obesidade. A cirurgia reduz o tamanho do estômago para limitar a quantidade de alimentos que podem ser ingeridos, resultando na perda de peso. Além de ajudar no emagrecimento, melhora o condicionamento físico do paciente e auxilia no tratamento de doenças como diabetes e hipertensão.
Existem diferentes tipos de cirurgia bariátrica e a escolha do médico entre esses tipos depende das condições do paciente. Neste texto, vamos nos aprofundar nas diferenças entre bariátrica sleeve x bypass.
Bariátrica sleeve x bypass: entenda as diferenças
Esses dois tipos de bariátrica são muito conhecidos pelas suas altas taxas de eficácia e satisfação. Veja agora o comparativo direto entre bariátrica sleeve x bypass.
O que é a bariátrica sleeve?
A bariátrica sleeve, também conhecida como gastrectomia vertical, consiste na remoção de uma parte significativa do estômago, reduzindo sua capacidade para cerca de 80 a 150 ml. Além disso, são retirados o fundo gástrico e a grande curvatura do estômago, responsáveis pela produção do hormônio grelina (indutor da fome).
O sleeve não envolve manipulação do intestino, o que mantém a absorção de nutrientes. A técnica é considerada menos invasiva e apresenta riscos menores de complicações como deficiências nutricionais.
O que é a bariátrica bypass?
Já a bariátrica bypass, ou gastroplastia em Y de Roux, é uma técnica que combina a redução do estômago com a criação de um desvio no intestino. O estômago é dividido, formando uma pequena bolsa com capacidade de cerca de 30 a 50ml. O intestino delgado é redirecionado para essa nova bolsa, o que altera o caminho dos alimentos e diminui a absorção de calorias e nutrientes. Além da perda de peso pelo fato da ausência de fome, o bypass traz benefícios metabólicos, como o controle do diabetes tipo 2.
É considerada mais invasiva que a bariátrica sleeve, já que envolve a manipulação do intestino e um maior risco de deficiências nutricionais.
Bariátrica sleeve x bypass: qual é a mais eficaz?
Agora que você sabe como tudo funciona, confira quais são os fatores que determinam a melhor escolha entre bariátrica sleeve x bypass.
Fatores para escolher entre bariátrica sleeve e bypass
Na escolha entre bariátrica sleeve x bypass, os principais fatores a considerar são:
- Perda de peso: o bypass resulta em maior perda de peso (até 90% do excesso no longo prazo), enquanto o sleeve gera uma perda mais moderada (até 65% no longo prazo);
- Comorbidades: o bypass é uma escolha melhor para pacientes com diabetes tipo 2, hipertensão e síndrome metabólica;
- Manipulação intestinal: o bypass envolve um desvio intestinal que reduz a absorção de calorias e nutrientes, enquanto o sleeve mantém o intestino intacto, reduzindo o risco de deficiências nutricionais;
- Riscos: o bypass tem maior risco de complicações nutricionais (como síndrome de dumping), enquanto o sleeve, embora tenha menos riscos, pode agravar o refluxo gastroesofágico;
- Reversibilidade: o bypass é tecnicamente reversível, enquanto o sleeve, por envolver a remoção permanente de parte do estômago, é irreversível;
- Complexidade e recuperação: o bypass é uma cirurgia mais complexa, com maior tempo de recuperação, enquanto o sleeve é um procedimento mais rápido e simples;
- Suplementação: o bypass requer suplementação nutricional mais intensa devido à disabsorção, enquanto o sleeve tem menores necessidades nutricionais pós-cirurgia.
Avaliação médica personalizada
É importante deixar claro que a escolha entre bariátrica sleeve x bypass deve ter supervisão de um médico experiente e confiável. Isso porque ele considera muitos fatores primordiais, como perfil clínico, histórico de saúde, comorbidades e necessidades individuais do paciente.
Ao escolher bons profissionais, o paciente tem mais chances de ter melhores resultados não apenas em perda de peso, mas também no controle de doenças metabólicas e qualidade de vida, diminuindo a ocorrência de riscos ou complicações. Além disso, médicos mais qualificados oferecem um pós-operatório atencioso, fator importantíssimo para a recuperação adequada.
Entre em contato com a BariDF e agende já a sua consulta para realizar a cirurgia bariátrica
Fontes: